quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Tipos de Erosao

Espero que neste ano que está reflorescendo seja de ótimos frutos para que no finalzinho dele lá na frente tenhamos o que comemorar, digo em termos de meio ambiente.

Falando hoje mais precisamente da erosão, saiba que ela nada mais é do que a distribuição do solo, esse fator ocorre principalmente pelo fator da chuva, mas acontece também em decorrência do vento.

Aprofundando mais, existem diversos tipos d erosão são elas; Erosão por gravidade, Erosão pluvial, Erosão eólica, Erosão marinha, Erosão química e Erosão glacial.

Erosão por gravidade

Consiste-se no movimento das rochas e sedimentos montanha abaixo, esse fator ocorre principalmente devido à força da gravidade. (sobre natural)

Erosão pluvial

Seguindo o estilo da erosão por gravidade, a pluvial segue o mesmo padrão, é um deslizamento de terra. Principal vilão é a água da chuva que causa um desprendimento da camada superior.

Erosão eólica

Acontece quando o vento transporta pequenas partículas que se acabam chocam contra rochas e se dividem em mais partículas. Bons exemplos acontecem nas dunas e desertos.

Erosão marinha

Acontece graças a três fatores são eles, onde, correntes e maré. Exemplo disso é nas praias, onde possuem momentos, montanhas próximas da água. A onde ao bater na parede montanhosa transforma em desenhos.

Erosão química


Envolve todos os processos químicos que acontecem nas rochas. Isso envolvendo intervenção de fatores como calor, frio, água, compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas.

Erosão glacial

As geleiras (glaciares) deslocam-se lentamente (exemplo Antártida, onde é bastante mostrado pela TV), no sentido descendente, provocando erosão e sedimentação glacial.

2 comentários:

Anônimo disse...

interessante achei tudo que queria

Anônimo disse...

muiito diveer!
ameei'
eu recomendo