domingo, 3 de agosto de 2008

Historia do Sistema Operacional

No início da computação os primeiros sistemas operacionais eram únicos, pois cada mainframe vendido necessitava de um sistema operacional específico. Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem de máquina utilizada. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas.

Em 1970, quando começaram a aparecer os os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operacional de utilização mais fácil. Então em 1980, Bill Gates e seu colega de faculdade,Paul Allen, fundadores daMicrosoft, compram o sistema QDOS o Modificam e passam a Chamar de DOS (Disk Operating System), O DOS vendeu muitas cópias, como o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM,

Em 1990, um estudante de computação finlandês postou um comentário em um forum dizendo que estava desenvolvendo um kernel de sistema operacional e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo na tarefa. Este estudante chamava-se Linus Torvald esse foi o primeiro passo do tão conhecido Linux.

Nenhum comentário: